Um dos dramas das confeiteiras é aprender como evitar prejuízo em suas encomendas.
E para que você possa dar adeus ao prejuízo, é preciso tomar algumas ações internas e externas.
Planejamento
Quem planeja sempre vai lucrar mais. Anote esta frase em algum lugar que você possa lê-la todos os dias,
A cada ano temos uma série de datas comemorativas, que podem significar um aumento de encomendas e de lucratividade para a sua confeitaria.
E quanto antes você estiver bem preparada para montar suas ações, mais tranquilidade terá para atender a demanda.
Isto é muito importante, mesmo que você tenha a confeitaria apenas como uma renda extra, pois não importa se você está começando na cozinha da sua casa, como um hobby, ou mesmo já pensando em uma transição de carreira.
É preciso pensar e agir como uma empreendedora desde o dia 01, com planejamento e ações realizadas com base em um plano.
Assim, abrir o calendário de datas comemorativas e decidir em quais datas irá oferecer mimos especiais, diferentes do cardápio usual, é o primeiro passo.
Neste artigo aqui no blog, você terá as principais datas comemorativas. Clique aqui.
Vale lembrar que as dicas deste artigo valem tanto para as encomendas especiais das datas comemorativas, quanto para as encomendas usuais.
Quanto mais organização, clareza e planejamento, mais você terá chances de crescer dentro da confeitaria.
Estoque, produção e elaboração do cardápio
As ações internas envolvem alguns cuidados com a elaboração do cardápio, controle de estoque e produção.
Aqui no Confeitaria na Rede, temos artigos que podem te ajudar a melhorar o seu desempenho na produção, para acessar clique aqui.
Um bom cardápio é aquele que traz as opções mais pedidas e que você tenha agilidade na produção, o que garante mais chances de boa saída e também que o estoque que será disponibilizado para uma data comemorativa, poderá ser usado também na produção do dia a dia sem que você tenha prejuízos.
Vale também verificar o estoque para saber se há alguma pasta saborizante ou algum ingrediente parado, para colocar esta opção no cardápio das datas comemorativas. Assim, o que estiver em estoque já terá mais chances de não ficar parado.
Ao buscar esta otimização, você também pode fazer uma compra maior de embalagens especiais, que atenda mais datas comemorativas que possam ter produtos semelhantes.
Um exemplo: Dia das Mães e Dia dos Namorados, nestas duas datas corações, caixas com visor que acomodam docinhos e mini bolos, podem ser pedidas em maior quantidade porque servem para as duas datas. E ainda podem atender o Dia dos Professores, por exemplo.
Recomendo que para cada data comemorativa, você tenha um cardápio temático, como forma eficaz de atrair a atenção do cliente.
Por exemplo, no Dia dos Namorados, podemos criar uma seleção especial de cupcakes e bolos com decorações em formato de corações e mensagens românticas.
Ao oferecer um cardápio temático, os clientes terão a sensação de que a sua confeitaria está se preparando especialmente para a ocasião, o que pode aumentar o interesse e a curiosidade dos consumidores.
Isto irá te ajudar muito nas ações de marketing e divulgação para as datas comemorativas, com grande chances de aumentar o número de encomendas.
Recepção das Encomendas
Quanto antes você começar a divulgação das encomendas para a data comemorativa, melhor, mas também é preciso criar um processo para receber estas encomendas e garantir que o cliente irá honrar com a parte dele, quando chegar a data da entrega.
Para que você possa aumentar o desejo do cliente em fechar, uma ideia é oferecer algum mimo ou desconto para todo cliente que fechar até a data X.
E pedir uma porcentagem de adiantamento do total do pedido, que pode variar de 30% a 50%, para que você possa viabilizar a produção.
Ter regras claras, pedir o adiamento da encomenda não espanta bons clientes. E irá mostrar que você tem de fato um posicionamento como negócio.
E caso o cliente desista, você não ficará no prejuízo.
As regras sobre como fazer a encomenda, o valor do adiantamento podem e devem estar já no cardápio, pois o combinado não sai caro e evita dores de cabeça posteriores.
Outro ponto é sobre o alinhamento de expectativas: procure sempre ter fotos realistas do que será entregue ao cliente.
No caso do cardápio para as datas comemorativas, ter os produtos e kits já fechados em quantidade e tipo de doces, vai te ajudar muito.
Já para bolos e doces personalizados, vale muito acertar todos os detalhes, o tom das cores, detalhes da massa, recheios, e tudo mais.
Mesmo que você tenha clientes fiéis, as regras e os processos da sua confeitaria valem para eles. E ainda que você abra alguma eventual exceção, vale deixar claro para o cliente,que você está gentilmente fazendo além do que está a seu alcance e que só consegue atender uma demanda em cima da hora, porque é extremamente organizada.
E creia que chegará o dia, em que você terá que dizer não. Esteja preparada para isto.
Entrega das Encomendas
Defina prazos realistas para cada encomenda e esteja sempre atento ao tempo necessário para produzir e entregar o pedido.
Mantenha um controle sobre a quantidade de encomendas já fechadas, para evitar atrasos e um corre corre desnecessário no dia a dia da sua confeitaria.
Já combine com o cliente no ato da encomenda sobre a entrega, mais uma vez para evitar dores de cabeças futuras, que são totalmente desnecessárias.
Cuidados com a Embalagem
Lembre-se que a apresentação dos doces e bolos faz toda a diferença na percepção de valor do cliente.
Procure sempre colocar uma etiqueta com o seu contato e redes sociais, pois quem ganhar a encomenda de presente, poderá facilmente virar um cliente no futuro.