Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como definir sua capacidade de produção para nunca mais ter um pedido cancelado ou deixar seus clientes fiéis na mão

Muitos dos nossos leitores são confeiteiros amadores em início de carreira buscando renda extra. Por isso, frequentemente recebemos mensagens com perguntas sobre como se organizar para não sofrer com atrasos nas entregas ou cancelamento de pedidos por falta de produtos.

Como somos uma rede mais voltada para o marketing digital e vendas na confeitaria, não podemos deixar de falar sobre como calcular e otimizar a produção, porque além de evitar esses problemas que podem prejudicar a imagem da sua marca, você vai saber como se preparar para o rápido crescimento que o bom marketing proporciona.

São diversos fatores que afetam a produção. Entre elas, as principais são os equipamentos que você dispõe, as horas e dias que irá se empenhar na produção e os produtos que você deseja fazer.

Não vamos falar sobre lucratividade agora, mas se quiser você pode clicar aqui e conferir nossa matéria sobre como aumentar o lucro da sua confeitaria.

Para ilustrar e entender melhor, vamos supor que você produza bolos e docinhos para festa.

A primeira coisa que você deve fazer é definir quantos dias e horas irá trabalhar para a sua confeitaria.

Esse é o principal erro que vejo as confeiteiras iniciantes cometerem. É um ciclo de três meses que funciona assim: No primeiro mês vai na empolgação e efeito novidade. No segundo mês já não tem o mesmo pique de produção e os clientes não retornam espontaneamente. No terceiro mês encerra as atividades e diz que não deu certo porque ninguém mais quer comer doce.

Eu entendo quem só quer tirar uma grana extra, mas isso acontece por não levar a sério e não se comprometer com a rotina que a confeitaria demanda.
Se você só quer uma renda extra para o “carnaval”, tudo bem, pode ser que consiga. Mas se quer uma renda extra mensal e quem sabe tornar a confeitaria sua principal fonte de renda, a dedicação é necessária, como em qualquer outra atividade.

Então vamos assumir que você está começando e irá se dedicar 4 horas por dia durante 4 dias na semana.
Agora você tem as duas primeiras variáveis de produção.

confeitando bolo

Claro que no início talvez sobre tempo na sua agenda por conta do volume de pedidos, mas trabalhando certo e com consciência desde o princípio não passará sufoco quando a situação melhorar.

Depois você precisa saber o que os seus equipamentos suportam fazer e qual é o tempo de preparo para cada receita.

Lembrei-me que uma de nossas leitoras certa vez relatou ter mudado seu cardápio temporariamente porque se mudou e a casa só dispunha de um cooktop. Ou seja, ela teve que tirar os bolos do cardápio e trabalhar apenas com doces que podiam ser preparados na panela até que chegasse seu novo forno.
Então você precisa fazer o tipo de doce que sabe fazer, mas também que o seu equipamento permite.

O padrão é termos em casa um fogão com forno.

tirando bolo do forno

E isso se encaixa perfeitamente em nosso exemplo, onde produzimos bolos e docinhos para festa.

Os fornos convencionais normalmente cabem 2 tabuleiros de bolo, a depender do tamanho, e levam 40 minutos para assar.

Já o fogão vamos usar para fazer os recheios e docinhos enquanto os bolos assam. Conseguimos fazê-los em aproximadamente 20 minutos.

Agora que você sabe qual é o tempo de preparo de cada item, vamos juntar aos dias e horas de trabalho.

Lembra que decidimos trabalhar 4 horas por dia em 4 dias da semana? Agora vamos reduzir 1 hora por dia para organizar tudo ao entrar e limpar tudo na saída. Nos sobra então 3 horas por dia.

confeitando bolos

Agora vai ficar fácil a conta.
Multiplicamos as horas pelos dias, totalizando 12 horas de trabalho ou 720 minutos. Dividimos os minutos totais (720) pelo tempo de preparo da receita.

Assim, em nosso exemplo temos uma capacidade de produção de 36 bolos e 36 recheios ou docinhos.

Mas não para por aí. Vamos precisar refinar essa conta com o tempo para preparar os bolos e os docinhos. Essa é a parte que vai depender da experiência de cada um e também dos utensílios que tem para aumentar a produtividade.

Quer ver as ferramentas que recomendamos para você conseguir produzir mais em menos tempo? Clique aqui para ver nossa matéria com links para você já realizar o pedido e aumentar sua produtividade.

Com isso nós temos o seguinte cenário:

4 dias de trabalho
4 horas por dia
2 massas de bolos por hora
4 recheio/docinhos por hora

E as contas a serem feitas são:

Horas totais de trabalho: 4 dias x 4 horas = 16 horas totais
Quantidade de massas de bolo: 16 horas x 2 bolos = 32 bolos
Quantidade de doces e recheios: 16 horas x 4 recheios = 64 recheios

São contas simples, mas que ajudam muito a entender o que se consegue ou não atender. E mais importante, até onde consegue ir com o que tem hoje.

cortando massa de bolo

Claro que agora você precisa refinar esses dados levando em conta o tempo que você demora para separar os ingredientes, o tempo de resfriamento das massas ou de descongelamento, tempo para enrolar e decorar doces, de rechear e montar os bolos e até de limpar tudo para o dia seguinte.

Este foi um pontapé inicial para você começar a entender sua empresa com cabeça de administrador.

Fique ligadinha aqui no Confeitaria na Rede, assine nossa newsletter que vamos publicar muito mais conteúdo para levar sua confeitaria a outro nível.

Comente o que achou:

Veja mais receitas

Você também pode gostar dessas receitas aqui:

É Cocada Boa! Brasileiríssima, diversa e lucrativa.

É Cocada Boa! Brasileiríssima, diversa e lucrativa.

Brasileiríssima feita com coco ralado e açúcar, cozido em fogo baixo até atingir uma consistência firme e caramelizada. É um doce típico do nordeste brasileiro, mas é popular em todo

Como definir sua capacidade de produção para nunca mais ter um pedido cancelado ou deixar seus clientes fiéis na mão

Como definir sua capacidade de produção para nunca mais ter um pedido cancelado ou deixar seus clientes fiéis na mão

Muitos dos nossos leitores são confeiteiros amadores em início de carreira buscando renda extra. Por isso, frequentemente recebemos mensagens com perguntas sobre como se organizar para não sofrer com atrasos

Os Ingredientes da Confeitaria Lucrativa

Os Ingredientes da Confeitaria Lucrativa

Se você é um confeiteira ou proprietário de uma confeitaria, é natural querer aumentar os lucros do seu negócio. No entanto, descobrir quais os ingredientes da lucratividade e qual será

Utensílios que aumentam a produtividade na Confeitaria

Utensílios que aumentam a produtividade na Confeitaria

O próximo passo para quem já faz renda com a confeitaria é buscar utensílios que possam ajudar a aumentar a produtividade e como consequência a lucratividade da sua confeitaria, uma vez que você poderá pegar mais encomendas ou até se arriscar em encomendas maiores.

Passo a Passo para você anúnciar no Instagram, crescer sua marca e vender mais

Passo a Passo para você anúnciar no Instagram, crescer sua marca e vender mais

Fazer anúncios não é um bicho de sete cabeças e você pode estar perdendo uma baita oportunidade se ainda não utiliza esse meio de comunicação.

Doces presentes para o Dia das Mães

Doces presentes para o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para que você possa aumentar o faturamento da sua confeitaria com sobremesas para o almoço e doces para presentear.

Mais populares

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para oferecer umamelhor experiência em nosso site. Aceite nossa Política de Privacidade