Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Treta entre confeiteira e cliente viralizou negativamente e o que você pode aprender com isso?

bolo de aniversario mal feito

As redes sociais nos deu a grande oportunidade de divulgação da nossa marca e trabalhos por um custo muito baixo, acessível a qualquer pessoa com um celular e internet. Coisa impensável na época da minha avó, que só vendia para os conhecidos do bairro e se garantia no boca a boca.

Entretanto, isso também trouxe os malefícios da facilidade e grande exposição, como o caso mais recente de “barraco” entre uma cliente insatisfeita e uma confeiteira americana.

Quase todos os dias temos pequenos virais de mensagens trocadas entre produtores e clientes que acabam servindo de humor e passatempo para quem está navegando nas redes.

Mas vamos às lições que podemos tirar dessa história para evitar constrangimentos e manter a qualidade de serviço e atendimento mais alta possível. Afinal, qualquer cagada que você fizer está a um post de ser viralizado e, talvez, acabar com seu negócio.

Vamos continuar por tópicos. Mas antes, veja as imagens do bolo mais de perto.

bolo com decoração ruim

Problema número 1: O ego do artista

A cliente insatisfeita com o bolo recebido, que para os padrões brasileiros deveria custar uns 250 reais em uma confeiteira de bairro, resolveu reclamar através do contato direto e privado com a confeitaria.

Não tão bem atendida pela confeiteira, mesmo estando insatisfeita, com razão, pelo que podemos ver com as fotos, foi para o Facebook expor essa situação.

Este é um problema comum em pessoas que vendem seus próprios produtos. Eu mesmo já tive este tipo de comportamento, mas corrige ao perceber que não era certo e benéfico. O chamo de “O Ego do Artista, que consistem em se achar muito bom no que faz e não aceitar críticas sobre seu trabalho.

A situação negativa com essa cliente poderia ter terminado ali no chat privado, mas por não aceitar a reclamação e discutir com a cliente, escalou a níveis virais para milhões de pessoas verem.

Acolher a reclamação, se desculpar e se possível recompensar o cliente é a melhor forma de evitar um conflito que acabe com repercussão negativa para a sua marca.

Conversar gentilmente até a outra parte estar pacífica. Tenha brindes para enviar, cupom de desconto, e até mesmo se ofereça para corrigir e trocar o produto, se tiver como.

Problema número 2: usar foto de bolos que não são seus

Se você é uma página como o confeitaria na rede, que divulga o trabalho de outros profissionais, tudo bem! Você pode repostar artistas que admira.

Mas se você é uma confeiteira que comercializa seus produtos, tenha cuidado com isso. Dê preferência para somente usar fotos próprias, caso contrário o cliente pode confundir os trabalhos e ficar insatisfeito com o produto que comprou.

Este foi o caso em questão. Com a viralização, pessoas começaram a vasculhar as redes da confeiteira e encontraram fotos de outros produtores em suas redes, como se fossem suas.

Um baita ponto negativo para a imagem profissional.

Problema número 3: desabafar publicamente na internet

Não satisfeita com as reclamações, privadas e públicas, a confeiteira fez um vídeo e publicou em seu TikTok, que bateu mais de 3 milhões de views.

Neste vídeo ela fala sobre ter tido a “pior experiência com cliente” e mostra a produção do bolo arco-iris, padrão de sua confeitaria.

Só Deus sabe o porque isso viralizou, mas viralizou.

Mas o ponto é: os comentários neste vídeo foram bem negativos. Falaram de tudo, desde as fotos copiadas de outros artistas até que ela fazia bolo com as unhas sujas.

A internet não perdoa. Existem pessoas dispostas a acabar com as outras, por nada. Vão vasculhar tudo e qualquer deslize encontrado servira para bombardeio. Lamentável.

Sabemos que o dia a dia de quem atende clientes nem sempre é fácil. Mas, aconteça o que acontecer, usar a internet para jogar suas frustrações na rede não é nada recomendável.

Problema 4: Não entregue um produto meia boca.

Essa é obvia, pelo amor de Deus. Independente do que tenha acontecido, entregar o bolo com apresentação “duvidosa” é pedir para ter problemas. Ainda mais quando se trata de comida, que o visual é o que impacta primeiro.

Jamais deixe que o cliente receba um produto que não esteja apresentável. Faça o máximo para aprender tecnicas de decoração e resolver possiveis problemas para não passar sufuco como este.

Enfim. Vários problemas que poderiam ter sido evitados logo no primeiro contato.

Não sei qual a verdade por trás de tudo isso, mas o importante é que podemos sempre tirar aprendizado para evitar erros e prejuízos.

Espero que você viralize da forma correta. Conte com o Confeitaria na Rede para aprender marketing e vendas. Aproveite para ler nossas dicas para o Dia das Mães e ter acesso a um modelo de cardápio editável no Canva.

A história completa você pode ler no Insider, matéria em inglês, ou no Pequenas Empresas.

Comente o que achou:

Veja mais receitas

Você também pode gostar dessas receitas aqui:

É Cocada Boa! Brasileiríssima, diversa e lucrativa.

É Cocada Boa! Brasileiríssima, diversa e lucrativa.

Brasileiríssima feita com coco ralado e açúcar, cozido em fogo baixo até atingir uma consistência firme e caramelizada. É um doce típico do nordeste brasileiro, mas é popular em todo

Como definir sua capacidade de produção para nunca mais ter um pedido cancelado ou deixar seus clientes fiéis na mão

Como definir sua capacidade de produção para nunca mais ter um pedido cancelado ou deixar seus clientes fiéis na mão

Muitos dos nossos leitores são confeiteiros amadores em início de carreira buscando renda extra. Por isso, frequentemente recebemos mensagens com perguntas sobre como se organizar para não sofrer com atrasos

Os Ingredientes da Confeitaria Lucrativa

Os Ingredientes da Confeitaria Lucrativa

Se você é um confeiteira ou proprietário de uma confeitaria, é natural querer aumentar os lucros do seu negócio. No entanto, descobrir quais os ingredientes da lucratividade e qual será

Utensílios que aumentam a produtividade na Confeitaria

Utensílios que aumentam a produtividade na Confeitaria

O próximo passo para quem já faz renda com a confeitaria é buscar utensílios que possam ajudar a aumentar a produtividade e como consequência a lucratividade da sua confeitaria, uma vez que você poderá pegar mais encomendas ou até se arriscar em encomendas maiores.

Passo a Passo para você anúnciar no Instagram, crescer sua marca e vender mais

Passo a Passo para você anúnciar no Instagram, crescer sua marca e vender mais

Fazer anúncios não é um bicho de sete cabeças e você pode estar perdendo uma baita oportunidade se ainda não utiliza esse meio de comunicação.

Doces presentes para o Dia das Mães

Doces presentes para o Dia das Mães

O Dia das Mães é uma excelente oportunidade para que você possa aumentar o faturamento da sua confeitaria com sobremesas para o almoço e doces para presentear.

Mais populares

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para oferecer umamelhor experiência em nosso site. Aceite nossa Política de Privacidade