Se você ainda traz consigo a ideia de que anunciar é para poucos, precisa de muita grana e uma agência de publicidade, bom, fico feliz em te dizer que isso é coisa do passado. Morreu junto com a TV aberta.
A cada ano que passa as plataformas dão um jeito de facilitar a vida do usuário para incentiva-lo a anunciar em suas redes. Afinal, é assim que eles ganham dinheiro.
Você pode até achar os anúncios um saco. As vezes é mesmo. Mas é assim que as coisas funcionam hoje e devemos usar das ferramentas disponíveis para conseguir o nosso espaço. Crescer sem anunciar não é uma tarefa nada fácil e certamente custa mais do que fazer anúncios.
Vamos ao passo a passo para você fazer o seu primeiro anúncio no Instagram, mostrar sua marca para a vizinhança e, se Deus quiser, receber mais pedidos.
1 – Perfil profissional no Instagram
Espero que você tenha um perfil profissional no Instagram. Com o nome da sua confeitaria, uma logo minimamente bem feita e fotos linda para dar água na boca dos clientes. Se não tem, faça isso agora mesmo. Está tudo bem usar o perfil pessoal para começar, mas os seus conhecidos não serão seus clientes.
2 – Turbinar a publicação
Agora você deve publicar no feed ou stories a imagem ou vídeo que deseja anunciar e clicar no botão “Turbinar”
3 – Meta
Na próxima tela você terá que escolher o objetivo para o seu anúncio, que são:
Mais visitas ao perfil: essa é para você quer crescer o instagram. Levar mais pessoas para o seu perfil para ver o seu trabalho e fazer alguma ação posterior. Fazer volume para não parecer pequeno e amador também é interessante. As pessoas julgam mesmo, não podemos negar.
Essa meta de anúncio eu indico para quem já começou a produzir bem, tem boas fotos, publica com frequencia e já tem anúncio de venda rodando.
Mais acessos ao site: Aqui você vai colocar algum link externo no seu anúncio. Pode ser o seu site ou aquele seu cardápio virtual em uma das plaformas de serviço como ifood ou Goomer.
Mais mensagens: Aqui você vai mandar a pessoa interessada para o seu Whatsapp (business) ou direct do Instagram. Ideal para começar a tirar as dúvidas dos interessados e fazer suas vendas. Com certeza uma ótima opção.
3 – Definir seu Público-Alvo
Clique em CRIAR O SEU
Agora vamos configurar cada um desses itens.
Comece colocando o Nome do Público
Em localização você vai colocar o endereço da sua confeitaria e um raio de 1km. Comece assim e vai aumentando o raio, de km em km, conforme for tendo resultados.
Escolha a idade e genero do seus clientes. Mulheres de 30 a 50 anos costumam ser o maior público comprador de confeitaria. Esse é um ótimo ponto de partida, até você conhecer seu público mais profundamente.
Pronto, configuramos todas as etapas do público-alvo, agora vamos continuar.
4 – Orçamento: quer pagar quanto?
O mínimo que conseguimos colocar é 10 reais por dia. Então configure o quanto quer gastar por dia, e quantos dias o anúncio deve ficar rodando na rede.
Recomendo que teste por 3 dias, com 10 reais por dia. Preferencialmente de terça a quinta-feira. Depois replique o que que deu resultado por 1 semana ou mais tempo.
Com tudo configurado, basta revisar as informações e clicar no botão azul de Turbinar publicação